domingo, 18 de julho de 2010




Eu me decepcionei e agora?

A decepção sempre acontece quando esperamos muito das pessoas e pouco ou quase nada de Deus. Quando passamos a depositar demais a nossa esperança nas pessoas nos esquecemos de que o ser humano é falho e que em algum momento ele vai nos decepcionar, (mas os que esperam no Senhor não ficam confundidos e nem enganados na sua esperança). Em quem você tem esperado? De Deus ou das pessoas?
Cada pessoa que conhecemos com certeza deve ocupar um lugar em nossas vidas, mas é preciso que você entenda que o primeiro lugar já tem quem o ocupe, o problema está, em que na maioria das vezes Deus não tem ocupado o lugar que é d’Ele por direito em nossas vidas, porque nós não O deixamos, acabamos sempre colocando as pessoas ou coisas como prioridade em nossas vidas. Nada e nem ninguém pode nos fazer felizes, porque sempre esperamos das pessoas aquilo que elas ainda não estão prontas para nos dar, ou que talvez nunca estarão, eu me lembro de um Salmo onde o Salmista nos diz: “Quem nos fará ver a felicidade?” e é claro que logo em seguida ele responde: “Deus”.
Quero agora compartilhar com você o que acontece em nossas vidas quando esperamos nas pessoas e o que acontece quando esperamos em Deus, se você ainda sim não compreendeu que é em Deus que você deve esperar e depositar nEle toda a sua confiança e esperança, então se prepare para muito anos de decepção e tristeza, mas se optou por esperar em Deus então você já escolheu a melhor parte e para alcançar a alegria em seu coração e em sua vida procure dar a Deus o que é de Deus e as pessoas o que é delas, creio que a felicidade não depende de condição financeira, com quem você se casou ou quem você é diante da sociedade, nem depende de destino ou qualquer outra coisa, a felicidade é uma escolha que você faz, escolha a Deus e depois de um tempo de caminhada com Ele me conte o que mudou em sua vida.

Uma situação de decepção

(Lucas 5, 1-11)
1 Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. 2 Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, 3 subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5 Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas em atenção a tua palavra, eu lançarei as redes. 6 Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede quase se lhes rompia. 7 Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8 Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Senhor afasta-te de mim, porque sou pecador. 9 É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. 10 O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11 E atracando as barcas a terra, deixaram tudo e o seguiram.


Bíblia online: http://www.avemaria.com.br/biblia/





Todos nós em algum momento de nossas vidas já nos decepcionamos com essa ou com aquela pessoa e as vezes nos decepcionamos com nós mesmos, nessa passagem do Evangelho vemos as palavras de Pedro a Jesus depois da decepção quando Jesus pede que avancem para águas mais profundas e lancem as redes, Pedro diz: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos”; aqueles homens sempre foram pescadores e era o que sabiam fazer de melhor, já nasceram na beira do mar, sabiam tudo sobre pesca, e como todos os dias saíram com seus barcos à noite por volta das seis, sete da noite e passaram “a noite toda” no mar, lançando as redes e quando amanheceu o dia viram que não tinham apanhado nada, o seu sustendo, o seu salário, o sustento de suas famílias dependia daquela pesca, e quando chegam cansados e decepcionados em terra firme, aparece um homem que os manda voltar novamente ao mar e lançar as redes. Se fosse você o que diria a Jesus ainda mais se não o conhecesse. Eu certamente diria: Quem você pensa que é? O que você entende de pesca? Porque acha que sabe mais do que eu que nasci junto ao mar? Na verdade é assim que tratamos a Deus achamos que sabemos ou que vemos mais longe que Ele.
Aqueles homens estavam vencidos pelo cansaço e pelo desânimo, passaram à noite no mar lançando as redes sem que nada viesse, sem apanhar nada, e você quantas vezes você passou por isso, depois de muito ter trabalhado em alguma coisa, depois de muito ter tentado, percebeu que não conseguiu nada, mais deixa eu lhe contar um segredo: Quando aqueles homens foram para o mar a primeira vez lançar as redes para a pesca eles foram sozinhos, Jesus não estava com eles, mas quando ao amanhecer Jesus os vendo decepcionados mandou que voltassem para as barcas, avançassem para as águas mais profundas e lançassem as redes para a pesca, eles já não estavam mais sozinhos, Jesus estava com eles na barca, essa é a diferença de fazermos as coisas sozinhos e fazermos em Deus e com Ele, tudo o que fazemos sem Deus já está condenado ao fracasso, num primeiro instante podemos até achar que tudo está dando certo mais depois as coisas desmoronam, tudo o que tiver que fazer se não quer ficar confundido e nem enganado na sua esperança faça em Deus e espere nEle.

Denis M Mendes

Um comentário: