domingo, 25 de julho de 2010

Quem não é Livre não é Feliz



Quem não é Livre não é Feliz

Muitas pessoas vivem em verdadeiras prisões e precisam urgentemente se libertar delas, e há o caso também das pessoas que aprisionam as outras e precisam deixá-las livres, talvez você seja o tipo de pessoa que está aprisionada ou a pessoa que está aprisionando alguém, seja você qualquer um desses dois tipos, você precisa entender que: "quem não é livre não é feliz!".


Muitos casais vivem a situação de um ser refém ou prisioneiro do outro, onde o ciúme fala mais alto que o amor e a confiança que precisam ter um do outro, eu não posso viver a minha vida inteira na desconfiança de que o outro irá me trair, mas muitos de nós acabamos por vigiar cada passo da pessoa, querendo saber onde ela foi, com quem esteve, porque demorou chegar e um tanto mais de cobranças e questionamentos. Eu tenho um amigo que diz o seguinte: "Eu não aguento mais viver debaixo de tanta cobrança!" E quem aguenta não é verdade?, principalmente se essas tais cobranças se baseiam num ciúme doentio e possessivo, o ser humano foi criado por Deus para a liberdade e não para viver numa prisão afetiva ou qualquer outra.



Talvez como eu, você conhece casais em que o marido não permite a esposa sair de casa e nem conversar com ninguém e conseguentemente como eu, você sabe que tal esposa é uma pessoa vázia, triste e infeliz. Não é por menos pois é prisioneira da pessoa com quem vive, claro que não são só esposas as vezes os esposos também. Se você vive em tal situação certamente ainda não conhece o verdadeiro amor, o verdadeiro amor em nada nos escraviza, o amor verdadeiro é o amor que liberta e não o que aprisiona.



Se voce é o tipo de pessoa ciumenta e possessiva, muito cuidado porque ou seu grande amor vai partir para aquilo que ele nasceu para ser: que é ser livre, ou ele vai permanecer ainda ao seu lado vivendo anos e mais anos de triteza e infelicidade. O mundo de hoje nos mostra a chamada falsa liberdade, onde eu acho que ser livre e independente é eu ser dono do meu próprio nariz, pura ilusão!, liberdade nada se compara a eu poder ir onde eu quero, quando eu quero, com quem eu quero ou fazer o que quero, isto muita das vezes se torna libertinagem e não liberdade que é bem diferente, o caminho da libertinagem sempre leva a escravidão ao vício e a dependência, eu e você sabemos bem disso. A libertinagem já aprisionou muitos ao vício do álcool, do sexo e das drogas.


A prisão afetiva é um tanto quanto dura e díficil como todas as outras, não devemos nos apegar a nada e nem a ninguém, amar não significa apegar-se ao outro, apego não é amor e amor não é apego. Precisamos encontrar nas nossas vidas um amor libertador, mas na maioria dos casos acabamos por viver um amor que escraviza e aprisiona, então estamos vivendo um amor falso e egoísta.


Muito se fala de Deus mais pouco se sabe sobre Ele. Deus de uma maneira muito especial não nos chamou a escravidão do pecado, mas para a liberdade do amor, e se não somos livres não somos felizes, sei que o nosso amor por nós mesmos e pelos outros é muito importante, mas o maior problema não está em amarmos, mas está no amor com o qual nós amamos, que quase sempre é um amor doentio. Precisamos fazer a experiência de sermos amados por Deus para depois amarmos os outros ou quem sabe até nós mesmos, porque se também não nos aceitamos ou temos complexos de inferioridade é sinal de que ainda não aprendemos a nos amar.


O amor de Deus não é um amor que aprisiona e escraviza, mais é um amor que nos traz liberdade. ( É para que sejais verdadeiramente livres que Cristo vos libertou. [Gálatas 5,1] ). Somente em Deus é que poderemos experimentar a verdadeira liberdade e conseguentemente ser feliz, precisamos amar as pessoas e nos amar também com amor com o qual Deus nos ama, assim estará fluindo de nós um amor puro, desenteressado e desapegado para as pessoas que nos rodeiam, um amor que verdadeiramente liberta e faz feliz!!!


Dénis M Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário