domingo, 25 de julho de 2010

Põe em ordem a tua casa

Põe em ordem a tua casa


Estive observando esses dias e também entendi que na minha vida e na vida de muitas pessoas Deus tem dado essa ordem: "Põe ordem em a tua casa". Primeiramente não vamos olhar para a palavra "casa", como sendo somente um espaço físico em que moramos, mas também ver essa casa como o nosso coração que é o centro dos nossos sentimentos, desejos e vontade. Olhemos também o nosso corpo e todo o nosso ser: corpo, alma, mente e espírito.
Podemos também comparar casa com os amigos, familiares e os relacionamentos que temos e por fim casa como espaço físico e moradia. Para que você entenda melhor do que se trata tal expressão: "Põe ordem em a tua casa", proponho o seguinte texto biblico:

1 Naquele tempo, Ezequias esteve doente, quase à morte. O profeta Isaías, filho de Amós, veio ter com ele e lhe disse: Eis o que disse o Senhor: põe em ordem a tua casa porque vais morrer, não te restabelecerás. 2 Então Ezequias voltou-se para a parede e se pôs a orar ao Senhor; 3 Senhor, disse ele, lembrai-vos de que tenho andado diante de vós com lealdade, de todo o coração, segundo a vossa vontade. E chorava abundantemente. 4 Depois a palavra do Senhor foi dirigida a Isaías nestes termos: 5 Vai dizer a Ezequias: eis o que diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi tua oração e vi tuas lágrimas, prolongarei tua vida por quinze anos, 6 livrar-te-ei, a ti e a esta cidade, das mãos do rei da Assíria. Protegerei esta cidade. 7 E eis o sinal, da parte do Senhor, para convencer-te de que cumprirá a promessa: 8 farei a sombra recuar os dez graus que o sol já lhe fez descer no relógio solar de Acaz. E o sol voltou dez graus para trás. (Isaiás 38 1-8).


Como trabalho o tempo todo com muitas pessoas percebo que a grande maioria delas estão cansadas, depressivas e desanimadas justamente por estarem com a sua casa numa desordem só. A casa interior, ou seja, o coração e a mente, mas também a casa exterior: a família, os relacionamentos e até quem sabe a moradia quanto a estrutura física, porque quem não está bem interiormente, não faz nada bem externamente, quem está com uma bagunça no seu interior, não consegue pôr ordem no exterior. Se não conseguimos administrar o que está em nós, dentro de nós, como vamos conseguir administrar o que está fora?
Precisamos pôr ordem constantemente à nossa casa, se estamos com uma grande vontade de ir embora e abandonar tudo é sinal de que estamos vivendo numa completa desordem, mas o que acha de rever o que esta fora de lugar e começar a pôr ordem. Comecemos por aquilo que está dentro de nós, como anda o seu coração e o que você traz nele? tudo esta ordenado ou fora de lugar, os seus sentimentos, desejos e a sua vontade. Como anda a sua mente: pensamentos, intenções e planos.
Quando nossa casa está desordenada e numa bagunça só, geralmente começamos pela limpeza e é isso que você deve fazer agora, então vamos fazer o seguinte: Tudo o que não presta joga fora! E os primeiros cômodos a começar a limpeza é a "mente" e o "coração": os sentimentos que não prestam joga fora! os pensamentos que não prestam joga fora! Já ouviu aquele ditado: Quando a mente adoece o corpo padece, então muito cuidado com as coisas que você ouve e que você vê, Jesus disse que os olhos são a janela da alma, e que os olhos são a luz do teu crpo, se o teu olhar é mal, teu corpo inteiro estará na escuridão, mas se o teu olhar é bom o teu corpo inteiro estará iluminado.
Também é verdade aquela expressão: "o que os olhos não vêem o coração não sente, muita das vezes o nosso olhar é mal e também o nosso falar, o nosso pensar e o nosso agir. E se assim sendo, formos deixando o mal adentrar os nossos sentidossobrará de nós senão sermos pessoas más. Certo dia ouvi alguém dizer que tal pessoa era "perversa", aquela palavra me chocou, a achei muito forte, dava-se a entender que aquela pessoa, era uma pessoa muito má.
Pôr ordem a nossa casa é colocar todo mal pra fora de nossas vidas, é colocar as coisas no seu devido lugar, é colocar tudo em ordem, harmonizar as coisas no nosso interior. Quando Deus disse a Ezequias que era para ele pôr a sua casa em ordem que ele certamente morreria, Deus estava querendo dizer: Ezequias sua vida esta numa total desordem, os teus pensamentos sao maus, os teus sentimentos, tu estás caminhando por uma caminho errante, numa estrada de erros, arrepende-te, detesta o mal e faze o bem, volta a viver na pureza de coração e de pensamentos.
Ezequias entendeu tão bem aquela mensagem de Deus que resolveu pôr tudo em ordem e até mesmo na sua oração ele lembrou a Deus, daquilo que ele tinha feito de bom e de como outrora buscou andar na presença de Deus e fazer a sua vontade e chorou o seu arrependimento, vendo Deus que Ezequias voltou atrás curou-lhe a enfermidade, o livrou das mãos de seus inimigos e aumentou-lhe o tempo de vida, a doença e a morte de Ezequias não era castigo de Deus, mas a conseguência de seus atos, todos sofremos conseguências pelas atitudes que temos ou escolhas que fazemos, porque assim Deus diz que aquilo que o homem semeia ele colherá, se você semeia o bem, não colherá outra coisa senão o bem, mas agora se você semeia o mal não espere colher outra coisa senão o mal. E lembre-se que de apenas algumas poucas sementes nascem tantas outras, muito mais será colhido do que o que foi semeado, podemos colher o bem ou o mal em dobro, portanto "Põe em ordem a tua casa".


Dénis M Mendes




Nenhum comentário:

Postar um comentário